cine santa

Programação de 15 a 21 de Agosto de 2019

compre agora
compre agora
compre agora
compre agora
compre agora

Cine Casal Santa Teresa

O Cine Santa Teresa fêz a primeira exibição em Santa Teresa no dia 23/JUN/2003 exibindo o filme “Deus é Brasileiro” do diretor Cacá Diegues. Em quase treze anos de funcionamento o cinema ocupou, inicialmente por dois anos, todos os domingos, a Igreja Anglicana do bairro. Exibia filmes de arte e revertia parte da renda obtida com os ingressos para as obras sociais. Com os recursos, a igreja pode viabilizar sua função pastoral.

Com o trabalho sério realizado neste período, se firmou como opção cultural, social e educacional disponibilizando sua tela e seu programa para várias comunidades, ongs, escolas e instituições.

Foram centenas de exibições gratuitas e públicas nos mais variados espaços e horários.

Em parceria com educadores e produtores cariocas transformou a relação público/cinema num convívio de crescimento sócio-cultural. Santa Teresa apesar de um local onde proliferam manifestações artísticas, nunca houvera tido um projeto cinematográfico com esta abrangência, freqüência e seriedade. Os resultados não tardaram a aparecer. Os moradores atendidos pelas exibições gratuitas foram despertados para a grandeza da sétima arte e toda sua complexidade. Crianças e jovens desfavorecidos, foram abduzidos pela magia do cinema e se viram transformados em essência e sensibilidade.

 

Cultura e Cidadania Através do Cinema – este é o slogan do Cine Santa Teresa.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, convidou o cinema para ocupar uma das salas do prédio da XXlll RA – Santa Teresa e assim poder funcionar todos os dias como clamavam os moradores. Este convite viabilizou um dos maiores objetivos: ampliar o número de pessoas assistidas por seus programas. À partir de 09 de dezembro de 2005 o Cine Santa Teresa pode, com várias sessões diárias, ampliar seus programas e desenvolver métodos sócios-culturais-educacionais voltados para todas as classes sociais.

Todas as instituições que trabalham em Santa Teresa procuram o cinema para formatar parcerias: O Balé de Santa Teresa, ONG que trabalha a dança como forma de resgate social e que usa filmes específicos para despertar nas crianças o prazer pelo balé, até escolas municipais que desejam enriquecer seus currículos com atividades extra-classe aproveitando a linguagem cinematográfica como ferramenta para despertar o interesse pelo aprendizado. Também são parceiros do projeto os artistas plásticos que expõem seus trabalhos na galeria de artes – Cine Galeria – criada no hall de entrada da sala, ampliando assim o leque de admiradores de artes do bairro, gerando renda para os artistas e opção cultural para os moradores. A ONG Chave Mestra, dirigida por artistas moradores e criadora do – Arte de Portas Abertas – que está em 25.ª edição, usa a tela do cinema para exibir gratuitamente trabalhos de artistas consagrados no mundo como forma de enriquecer o cabedal artístico de seus associados.

 

Clube de Amigos do Cine Santa Teresa

Foi criado o Clube de Amigos do Cine Santa Teresa (que já ultrapassa 20.000 sócios) formado exclusivamente por moradores e amigos do bairro que são beneficiados com desconto de 50%
e podem indicar a programação e influenciar seu conteúdo.

O cinema não conta com nenhum patrocínio ou ajuda financeira externa. Mantém suas atividades, única e exclusivamente com a venda de ingressos. Todas as exibições gratuitas para crianças, idosos, estudantes e jovens que realiza regularmente são custeadas por estes mesmos ingressos. Ainda assim mantém pagamentos de fornecedores, serviços de terceiros e todas as despesas advindas do funcionamento da sala rigorosamente em dia. Tem como regra pagar salários dignos, garantir todos os direitos aos seus funcionários e oferecer condições de trabalho as melhores possíveis visando o bem-estar de cada colaborador.

 

“O Maior Exibidor de Cinema Brasileiro do País”

O CINE SANTA conquistou por anos consecutivos – 2008/2009/2010/2011/2013 – o prêmio de “Maior Exibidor de Cinema Brasileiro do País” dado pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE, orgão federal de regulação do mercado cinematográfico, por ter exibido mais títulos que qualquer outro cinema do Brasil.

Santa Teresa e seus cinéfilos, são os maiores apreciadores das obras dos diretores, atores e técnicos brasileiros.

 


 

CINE CASAL SANTA TERESA – Largo do Guimarães, 136 – 21 2222 0203 – Lotação: 60 lugares